INICIATIVAS 2016 - 2018
  1. Prémio Carlos Sousa Oliveira, destinado a premiar o melhor trabalho na área da Sismologia e Engenharia Sísmica. 
  2.  Realização do 11º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica, Lisboa, 2018.
  3. Candidatura à organização da 17º Conferência Europeia de Engenharia Sísmica.
  4. Estudo de procedimentos com vista à futura certificação sísmica de edifícios existentes.
  5. Estudo  relativo  à análise  das  Zonas  Sísmicas  e  respetivos  parâmetros,  para  Portugal  Continental:  comparação  das  várias propostas e implicações para a perigosidade sísmica.
  6. Realização dos seminários de verão SPES, em parceria com Pretensa e LNEC. 
  7. Realização de workshops em parceria com a ordem dos Arquitetos, ordem dos Engenheiros e LNEC.

 

 

INICIATIVAS 2014 - 2016
  1. Elaboração de um Protocolo com o LNEC e com o envolvimento de outras instituições (Universidades, Unidades de Investigação, Ordens e Associações Empresariais e Profissionais), com o objetivo de desenvolver um estudo de procedimentos com vista à futura certificação sísmica de edifícios existentes, nomeadamente através do desenvolvimento de uma proposta regulamentar para um modelo de certificação sísmica baseado em métodos simplificados e ágeis, envolvendo as metodologias existentes para avaliação da segurança sísmica, e que possa ser integrado no domínio do licenciamento e da autorização das operações de edificação. 
  1. Estabelecimento de contactos com a Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Arquitetos e Ordem dos Engenheiros Técnicos, entre outras instituições, para o desenvolvimento de ações conjuntas tendo como objetivo a implementação de medidas legislativas que tenham em linha de conta a segurança das construções existentes face à ação sísmica, nomeadamente promovendo a futura certificação sísmica dos edifícios.
  1. Promoção de ações de sensibilização da sociedade civil para o risco sísmico e para as medidas de prevenção a adotar, em colaboração com agentes das áreas das ciências sociais e económicas.
  1. Realização do 9º Congresso Nacional de Sismologia e Engenharia Sísmica, em conjunto com as 5ªs Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas e o Encontro Nacional Betão Estrutural 2014, destinado às comunidades técnica e científica.
  1. Melhoria da imagem institucional da SPES, através da alteração do Logo e da página web, tornando-o mais dinâmico e mais apelativo para os sócios da SPES e para a comunidade nacional e internacional.
  1.  Estabelecimento de contactos com as seguradoras no sentido de aclarar que informação e dados deverão ser definidos para Portugal de modo a poderem ser estabelecidos prémios de seguro para o cenário de risco nacional.
  1.  Criação de uma “newsletter” eletrónica semestral;
  1. Criação do Prémio Carlos Sousa Oliveira destinado a premiar o melhor trabalho na área da Sismologia e Engenharia Sísmica. Este prémio será atribuído já no ano de 2014 no 9º Congresso Nacional de Engenharia Sísmica;
  1. Fomento da participação em fóruns internacionais nomeadamente na 2ª Conferência Europeia de Engenharia Sísmica e Sismologia, a realizar em Istambul, Turquia.