Seminários de Verão

 

Os Seminários de Verão da SPES são uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES), do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e da empresa PRETENSA, visando a divulgação de temas na área da Engenharia Sísmica.

 

2º Seminário de Verão da SPES-2017 (26-27 OUTUBRO)

Neste 2º Seminário serão abordados dois temas de elevada importância para a resiliência da sociedade na eventualidade de um sismo: Como a sociedade pode se preparar para responder a eventos sísmicos e o que pode ser feito para protegermos as diversas redes de infraestruturas  (estradas, rede eléctrica, etc..) na eventualidade de um sismo

O primeiro dia será dedicado à preparação da resposta pós-sismo e ações concretas a serem tomadas no caso da ocorrência de eventos sísmicos. Iremos ter a oportunidade de conhecer de que  forma podem  as sociedades estar preparadas e ações práticas que podem ser tomadas antes da ocorrência de sismos, bem como o que fazer no imediatamente pós-sismo.   Durante este dia também irá ser abordado o caso italiano, um dos países mais bem preparados a nível   mundial na resposta pós-sismo. No caso português iremos ter a oportunidade de perceber que ações no âmbito da Proteção Civil Portuguesa serão tomadas, bem como compreender o que foi feito no caso do sismo dos Açores de 1998.

O segundo dia será dedicado à compreensão de que forma podemos garantir a resiliência das redes que permitem a nossa sociedade funcionar. Uma atenção particular irá ser dada a proteção sísmica das redes elétricas e de pontes e viadutos.

PROGRAMA

 

1º Seminário de Verão da SPES-2016

Neste 1º Seminário foram abordados dois temas de grande importância e atualidade: a segurança sísmica de Edifícios Antigos e a utilização de Isolamento de Base com forma de protecção sísmica.

O primeiro dia foi dedicado ao estudo dos Edifícios Antigos. Foram apresentadas técnicas de inspeção e diagnóstico para avaliação da situação dos edifícios, métodos para modelação e análise de edifícios de alvenaria e metodologias para reabilitação estrutural de edifícios antigos. A finalizar foi apresentada a aplicação de sistemas de ancoragem para reforço de edifícios antigos.

O segundo dia foi destinado ao tema do Isolamento de Base. Foi feita uma introdução teórica do funcionamento deste tipo de sistemas, seguido de uma apresentação de estratégias de dimensionamento de soluções de isolamento de base. Foram apresentados casos de aplicação de sistemas de isolamento de base e analisados alguns casos de estudo.

PROGRAMA